Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bússola criativa: a hora certa de reconhecer que está perdido... e abandonar o barco!

Certa vez encanei que queria fazer um ghost sobre o primeiro processador de núcleo duplo que saiu no mercado. Aí comecei a pensar na criação. Fundo branco e um puta motor V8 de 400 cavalos e uma sombrinha só pra dar um volume no bagulho. Nossa vai ficar show, pensei. Fiz o anúncio, mostrei pra umas 800 pessoas e só o meu mecânico entendeu o anúncio. Mas o que será que deu errado? Nada... apenas me responda uma coisa: quem aqui já viu um motor V8? No máximo 1 pessoa. Quem aqui já viu um motor V8 fora do chassis? Zero. Só os mecânicos e os fanáticos pelo programa Overhaulin´. Well, não creio que uma pessoa normal iria sacar que um motor V8 é basicamente 2 motores de 4 cilindros trabalhando ao mesmo tempo. Aí, sabe-se lá por que cargas d´água, comecei a pensar nos meus primeiros computadores lentos e com design de calculadora. Quando de repente, em meus pensamentos,  me veio uma cena de infância: eu mexendo num programa chamado Graphos III, desenvolvido por uma brasileiro chamado Renato Degiovanni. E sim , pessoal! Esse cara é o culpado de eu ter me tornado um criativo. Eu fazia miséria naquele programa e amo pixel art até hoje por causa daquele programa de bitmap. Mas voltemos à cena do pensamento: eu estava mexendo no micro e comendo aqueles biscoitos de chocolate estilo palitinho e de repente pego dois palitinhos grudados e PUFFFF , infelizmente tive de voltar à realidade. odeio quando isso acontece... sonhar acordado é a melhor coisa que tem, mas em compensação quando saímos do transe é pior do que quando estamos dormindo e sonhando algo muito bacana e vem um chato e acorda a gente. Tive um insight naquele momento: "O motor "grudado" ninguém soube o que era, mas será que com esse palitinho vai ficar legal?" Na minha cabeça aquilo ficou lindo,  uma luz fabulosa, baixo campo de profundidade, etc. Beleza... mais que prontamente fui ao supermercado ver se ainda se fabricava esses biscoitinhos e comprei umas 2 ou 3 caixinhas para ver se eu achava o tal biscoito grudado e fazer uma foto daquelas de ser premiada em mais de 90 países... montei a arte e olha só como ficou:



Mostrei pra minha mãe, claro. Ela prontamente me respondeu:

- Filho... você colocou um cocô na sua arte, filho?

Na moral? É tipo quando você enche a cara e fala para os seus amigos que você ficou com uma mina mais gata que a Denise Richards nos anos 90 (Ou Brad Pitt caso você seja mulher ou goste do sexo masculino). Aí você faz uma festinha na sua casa, coloca um sonzinho maneiro, toma só refrigerante para estar bem sóbrio a fim de se exibir para seus amigos e quando a garota (ou garoto) chega à residência sua cara cai no chão como se pesasse 300 toneladas. Puta bagulho... cerveja maldita do inferno! Você fica vermelho e corre pro quarto, munido de maconha, LSD, bala, cogumelo ou qualquer substância que te tire daquela realidade "alternativa" da forma mais rápida possível. Assim é quando alguém detona  a sua criação pela segunda vez, e vai por mim, meu amigo: se a sua criação foi reprovada pela segunda vez e pior: pela sua mãe, é porque a coisa tá realmente foda. O correto nessa altura do campeonato é partir pra outra: dispensa a "garota" dizendo que a casa é dela e para ela ficar à vontade e vá atrás de uma coisa mais "palpável". Hoje eu vejo que realmente essa idéia de mostrar elementos "filipes" (conhecem este têrmo? que tal "inconho"? que tal "siameses", então?) não foi uma boa saída, mesmo porque acho que elementos "grudados" tem uma conotação meio negativa (defeito, acaso, aberração) hoje vejo dessa forma. Mas enfim... eu achava que aquela idéia era "du carvalho" e que as pessoas iriam ir à estratosfera quando vissem meu anúncio. Pobre de mim... sou um simples humano: mais erro do que acerto. Queria tanto ser um processador de 2 núcleos, mas infelizmente sou feito de carne e osso. Ok... não tem problema... vamos continuar no "ramo comestível", pensei eu... vamos pensar em outra coisa comestível e que é grudada (notem que absurdo, pessoal: o que é que tem a ver comida com força de processamento? Nada a ver...mas eu não percebia isso porque a necessidade de criar um ghost era mais forte do que a vontade de desenvolver um conceito bacana...se você é iniciante, guarde a dica abaixo:

Dica:


Se você quiser trabalhar com direção de arte, jamais crie algo sem desenvolver um conceito, uma idéia antes. Muitas pessoas que almejam tal cargo acabam montando uma pasta (e eu já vi centenas delas) sem nexo, sem propósito, sem idéias.  A arte está maravilhosa, mas sem uma sacada aquilo não vale nada. Pense nisso quando você for montar sua pasta e se for possível, peça a ajuda de um redator com maior experiência. 


Voltando: pensei, pensei e pensei.... ahá! Uma banana (?!?!?!?!?!??!)... vou usar uma banana grudada... vai ficar do capeta. Ah... ficou sim, viu?



Pessoal, reparem que eu me esforcei... coloquei elementos duplos em tudo, até no rodapé onde em um deles ia uma foto do produto e no outro a assinatura do anúncio. Não rolou, galera... mostrei para uma diretora de arte (a essa altura eu não estava mostrando essa peça pra ninguém mais) e ela me disse que estava mais para sex shop ou filme pornô de dupla penetração. Ela me disse exatamente assim:

- Você precisa escolher uma coisa que dê a idéia de "power", mas que seja já daquele jeito!


A única coisa grudada que é power era o binóculo do meu avô... eu e meu primo Carlos éramos moleques e nos intervalos das nossas criações de histórias em quadrinhos roubávamos o binóculo dele e ficávamos na janela do apartamento para olhar as gostosas na piscina do prédio vizinho...

Voltando... fiquei puto e arrasado, naquela época eu tinha um orgulho ferrenho em ser diretor de arte e provar meu valor... resolvi que iria pensar num elemento grudado que traduzisse todas aquelas coisas que eu estava a fim de passar pro papel. o máximo que eu, naquela época, consegui depois  de 11.312 tentativas foi isso daqui:

Alguns de vocês vão gostar e outros não... creio que a maioria não vá gostar... mas  a verdade é que, infelizmente, a arte não ficou boa, pessoal.

Dica: 


Saiba filtrar informações. Se a galera tá achando que sua arte não ficou legal, muito possivelmente a sua arte não está mesmo ficando legal. Evite criar discussões, ficar com orgulho ferido porque essas paradas vão fazer seu trabalho empacar. Lembre-se de utilizar elementos cuja maioria das pessoas tenha conhecimento, a menos que seja para um segmento muito técnico e específico, como é o casao, por exemplo, dos instrumentos cirúrgicos. Nesse caso, seu anúncio só irá atingir um público alvo muito específico e você poderá ousar mais. Caso mesmo seguindo essas dicas você se sinta "emperrado", é hora de largar tudo e tentar alguma coisa diferente, e se for o caso, abrir o jogo para o seu dupla.

Epílogo:

Pois é, pessoal. O trabalho não foi pra pasta... não consegui fazer. Perdi muito tempo tentando fazer esse ghost e ele nunca saiu... Mas espere! Não é que aquele grupo de neurônios, seis anos depois, de tão teimosos, enquanto eu redijo esse post acabaram de me mostrar, agorinha mesmo num pedacinho branco do monitor, o objeto que eu deveria ter usado?



Me emocinou... estou com lágrima nos olhos, pessoal! Já saí da área há algum tempo... hoje sou artista por hobby,  mas foi bom perceber que o velho cérebro cansado ainda tem pano na manga...


Obrigado por ler este post...e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário