Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cabeçalhos, boxes, caixinhas de texto e o escambau...

Pessoal, tenho observado uma tendência broxante de uns tempos pra cá. Quando a pessoa que dirige a arte (eufemismo para "diretor de arte") e ambienta uma criação em, digamos, "bambus estrelaçados" em que elemento gráfico ela coloca a chamada e o rodapé desta criação? Num pedacinho de papel com as bordas rasgadas como se estivesse preso num dos bambus com um clipe de papel (?!?!?!) ou grampo, lembrando que em 100% das vezes essa textura de papel está amassada. E se a ambientação fosse a tela de um monitor, por exemplo? Os caras colocariam um post-it no monitor e colocariam o texto ali ou então um pedacinho de papel com as bordas rasgadas preso com um durex na moldura do monitor. Quando muito uma etiqueta adesiva com a textura amassada. Tudo vira motivo para usar textura de papel rasgado ou amassado e eu já inclusive usei isso na arte do post anterior, mas poderia ter evitado este lugar comum.

O que você faria lá naquela arte então, caso desejasse tirar o papel e colocar um elemento mais "marinho"?

Brother, eu poderia usar a base lisa de uma prancha de surf, por exemplo, e até poderia utilizar as quilhas ou a longarina como elementos. Imagine que miséria que não dá pra fazer com um zoom naquela parte da rabeta swallow com triquilha. Tudo isso mantendo a prancha exatamente como ela é, sem alterar a posição de nada, apenas escolhendo o trecho certo para o clique. Poderia até fazer um miolo de 6 lâminas, por exemplo, e colocando a prancha inteira nesse miolo e no verso um pé de pato. Tudo isso como base para a arte dos produtos.

Oh, nossa... que super criativo... prancha de surf e pé de pato é lugar comum...


Concordo... mas ia fazer de um jeito bem legal.


E o lance do monitor? Todos os layouts que vejo os caras usam post-it ou papel preso com durex... você faria o que, ô sabidão?


Cara... uma vez fiz layout com monitor... realmente é difícil eu reconheço. Mas para fazer a chamada deste layout fiz um "têrmometro do humor", que é um elemento comumente visto nos monitores das empresas e também utilizei a própria moldura do monitor e os botões on/off e brilho, etc para fazer o rodapé. Na tela do monitor havia uma imagem em pixel art que ficou muito boa. Bom material aquele.


Voltando... Observem aquela arte da moça ruiva... ali acondicionei o logo Art Blower dentro de uma pincelada branca com contorno azul. Os elementos se fundiram e o visual ornou (como diria uma outra avó minha) com o resto da arte. Dava pra deixar até mais solto, uma pincelada simplesmente branca, sem o contorno, mantendo a identidade visual maior ainda, visto que os outros elementos não possuem contorno. Lembro-me que certa vez uma moça chamada Adriana pediu-me 5 layouts dos textos fantásticos que havia criado para fazer pasta (ghosts). Como eu achei todos os textos desafiadores, aceitei o lance na hora. O texto era referente ao dia dos namorados, algo do tipo (infelizmente não colocarei a arte com o texto, pois estaria ferindo direitos autorais dela): "Hoje, se ela fizer doce, que seja beijinho...". Muito louca essa parada aí, pessoal! Direção de arte fodíssima de fazer, pois a frase tem triplo sentido, sendo uma delas com uma conotação fortíssima (a da namorada liberar pro namorado nesse dia tão especial, com direito à barba, cabelo e bigode). Resolvi fazer no estilo "scrapbooking", com adaptações, e na direção de arte achei prudente reforçar os 3 sentidos do texto: um beijo de verdade, um doce de verdade e uma noite de verdade. Ocorre que eu não sabia qual era a segmentação e odeio coisas explicitas... fiquei preso nessa parada aqui de como traduzir "uma noite de verdade" e manter tudo no mesmo conceito:

clique na imagem para ampliar

 Ocorre que faltava falar da "noite especial" e eu ainda tinha que resolver como aplicar um texto no rodapé do anúncio que dizia mais ou menos isso: "aproveite o dia mais doce do ano uma homenagem da empresa tal ao dia dos namorados". Nem precisa falar qual produto é esse... Bingo! Olha só como você pode resolver coisas semelhantes que possam ocorrer com você: preciso "falar" da "noite especial" e colocar o texto... eu poderia brincar com o antes e depois daquele docinho do lado inferior esquerdo (pessoal esse beijinho da foto era enorme e estava delicioso... dividi com mais 2 pessoas), mantendo todos os sentidos do texto... vamos ver... a guria faz o doce pro cara e ele come... hmmmm legal! Só que ele come e sobra o que? O papel-coroinha e o cravo. Bacana...  do lado direito vou colocar esse "restinho de fogueira" pra dar a entender que tudo ali (inclusive quem fez o doce) foi devorado e detonado... e de quebra ainda vou ter espaço para colocar o texto sem ter que apelar para papel recortado, post-it, ou sei lá o que mais (sim, meus caros... a coroinha do doce é papel, eu sei... mas antes de ser papel ela é uma coroinha de acondicionar saborosos quitutes, não é só um papel amassado, deu pra sacar?). Repare só como ficou a bagaça:
Clique na imagem para ampliar


1) O que aprendemos com todo esse papo furado?

Pessoal, o lance desse post foi tentar mostrar como consegui iserir elementos que já estavam a disposição no layout. Não foi sacada, não foi insight, pessoal... foi só parar para observar o que poderia ter sido feito... lembro de um layout praticamente all-type que vi no Festival de Cannes que era sobre pó de café (produto). Advinha o que o cara usou para fazer a demarcação do texto para aumentar a visualização? A marca que a xícara deixa no pires,  meus amigos e amigas! Olha que sensibilidade artística bem bacana da pessoa que criou... posteriormente vi a idéia copiada em mais de uma dezena de layouts, mas nenhum chegou perto da sutileza que este artista apresentou no layout...

2) Como ficou o layout final acima?

Well, a latinha do produto estava posicionada perto do papelzinho coroinha, como se fosse um peso de papel, com uma perspectiva muito forçada (infelizmente tive de optar por uma forma menos profissa, mas que mostrasse a latinha toda). No coração de cartolina e papelão eu escrevi com letras manuscritas a chamada e no papel com o cravo escrevi, também com letras manuscritas, a mensagem de dia dos namorados.


Bom, pessoal... vou indo nessa... aproveitem para votar nas enquetes pois preciso saber se estão gostando, se estão aprendendo com o blog e etc... muito obrigado por dividir a sua paixão pela criatividade comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário