Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fechando o parêntese: A hora do layout

Fala, galeríssima! Após um trilhão de linhas de teoria, sem nenhuma imagem, vamos falar do próximo passo da criação: o layout (ou leiaute... pode procurar no Aurélio caso não acredite... aproveite e procure também "frecha" e "moçarela" para quebrar um pouco mais o queixo!). Dependendo da sua profissão, essa é uma etapa muito importante porque será o "cartão de visita" da sua arte. Nossa... fiquei pasmo quando li que a Tarsila do Amaral fazia "rafe" e layout de seus quadros! Achei aquilo muito louco! E acredite em mim: os rafes eram tão toscos quanto os nossos (vi o do Abaporu) e havia uma seqüência em que ela ia redesenhando e evoluindo os traços, muito bacana mesmo (para quem estiver interessado, achei esta referência na internet). O que os críticos de arte chamam de "estudo" ou "desenho" na verdade é este trajeto "rafe" -> layout. Leonardo da Vinci também fazia vários estudos de suas mais variadas obras. Vamos então ao que interessa, certo?


Parte 7: Fazendo um layout

Poxa, pessoal... aqui também fica complicado dar diretrizes de como fazer um bom layout porque, mais uma vez, foge ao propósito do blog. Um bom layout dependerá de que técnica estamos falando e, para continuarmos com o exemplo do Converse (fiquem despreocupados, leitores... tenho centenas de outros tipos de arte digital que eu mesmo fiz, com a mesma qualidade, cujos posts abordarão o processo criativo e prometo que quando terminar esta parte do Converse mudaremos de imagem: ainda falaremos sobre logos, texturas e arte vetorial e blá blá blá blá) terei de explicar o que fiz após o "rafe".

a) Entendendo o propósito do layout do Converse

Pessoal, fiz aquele "rafe" no intuito de divulgar o meu trabalho e utilizar a banda de um amigo meu como vetor. Ocorre que mandei o layout para a banda e eles nem se importaram. Alguns dos layouts que mostrarei aqui são trabalhos "fracassados" que ficaram legais para discutir a respeito, mas que ainda não foram utilizados (são freelas mesmo e não "ghosts"... não faço mais "fantasmas" há um bom tempo porque não estou mais interessado em trabalhar com propaganda). Continuando: fiz o "rafe" e vi que ficou legal e dentro do clima da banda deste meu colega. O próximo passo seria montar um layout, não em baixa definição, mas com alta definição e pouca riqueza de detalhes (luz, sombra, textura etc). Aliás, meus amigos, é um conselho que lhes dou: caso você tenha uma equipe de arte a sua disposição, mas você necessite não só apresentar ao estúdio um "rafe" mas sim um layout bem feito, evite criar grafismos diretamente no Photoshop (ou outro programa que você goste de usar) e evite também utilizar texturas (por exemplo, aquelas que ficam em canal alfa, para dar a sensação de desgaste que são difíceis de reproduzir) em baixa resolução. Tive muitos problemas de a arte final do estúdio ficar bem pior que meus layouts. Isso aconteceu simplesmente em todos os locais que trabalhei. Culpa de quem? Do estúdio? Do arte finalista? Do assistente? Não... culpa minha. O pessoal do estúdio e o fotógrafo não tem a obrigação de ter a mesma percepção artística que você. Nem o mesmo gosto por luz e sombra,e, por uma falha que percebi em todos os locais que trabalhei, não houve um planejamento adequado no esqueminha furado de separar a criação do resto da agência.Cabe à criação orientar os profissionais envolvidos no início ao fim e eu não fazia isso por achar que eles desempenhariam suas atribuições de acordo com o layout proposto. Ledo engano.


Momento stand-up-comedy (pule este parágrafo caso você seja careta e possua a cor da pele no tom "verde-escritório".)


Cara... para quem nunca trabalhou em agência, pense numa colcha de retalhos... para fazer uma peça qualquer são necessários um redator, um diretor de arte, um fotógrafo, normalmente terceirizado e que mora na puta-que-pariu, um produtor gráfico que vai verificar a viabilidade de execução da peça, um produtor de não-sei-que-lá que vai correr atrás das coisas incomuns que você escolheu pro layout ,dezenas de assistentes de arte, depois esse layout é apresentado pro cliente pelo profissional de Atendimento, volta para a criação assinar/revisar/refazer, todos os profissionais acima revisam tudo um bilhão de vezes e te ligam de 5 em cinco minutos como se você já não tivesse problemas suficientes, vai pro diretor de criação foder com tudo, volta de novo pra criação revisar/assinar, vai pro estúdio/arte final e se transforma, "misteriosamente" numa coisa totalmente diferente da que você e seu dupla fizeram. Entendeu porque um diretor de arte trabalha 100 horas por dia? É questão de logística... Na moral? Teve um dia que eu li um livro que o cara começava um dos capítulos assim: "o atual sistema de criação das agências foi utilizado pela primeira vez pela [agência tal] e deu muito certo e não sei o que mais". Cara... depois que li isso, eu fiz um boneco voodoo dessa agência maldita! Peguei o nome dos caras e costurei na boca do sapo, meu irmão! Tá me tirando? Puta sistema furado do caralho! Triplica meu salário (600 real) que eu faço essa merda sozinho e na metade do tempo.

Ok, nível de serotonina normal, vamos continuar. Observem que "legal" ficou meu layout depois do "rafe":
Clique na imagem para ampliar


b) Ficando desesperado
Ok... vamos combinar uma coisa: o "rafe" ficou melhor, pessoal. Beleza, você perdeu 4 horas ou mais preparando fotos, seguiu seu "rafe" à risca... mas mesmo assim, você se ferrou. "Maldito Art Blower e seu horrível poema predileto postado anteriormente...". Pois é... maldito seja eu. Mas o que deu errado? Seria a fome? Será que é porque estou trabalhando há 34 horas seguidas sem reconhecimento nenhum do pessoal da empresa e ganhando 1/3 do que os outros caras (que não sabem 1/4 do que eu sei) que trabalham comigo ganham? Maldição de algum vampiro? Não, meus caros. Quando isso acontecer (e vai acontecer, acredite) é hora de olhar o mundo real. Cara... e não é que meu ex-redator tinha razão?

"- Cara... você tem que sair mais, bixo... dar umas olhadas no mundo real, peixe..."

E não é que o santista tinha razão, pessoal? Muito do que eu sei, devo a esta pessoa. Tem que se observar o mundo real. Essa é a parte mais dura... é como mandar um filho recém nascido ao cirurgião plástico para lhe tirar as "dobrinhas" e a cara de joelho. Vejamos porque aquele layout ficou uma bosta:

1- Alguma vez na sua vida você já viu um tênis de roqueiro com todos os ilhoses sendo perfeitamente trespassados por cadarços limpíssimos? E pior: todos os trespasses idênticos como se fosse a mais perfeita costura do mais nobre alfaiate. Aí não dá né?


2- Cara... que língua de sapato é aquela? Melhor abortar a idéia e tentar outra coisa.


3- "Palheta" para dar um "ambiente rock"? Ela pode ficar... mas caso você nunca tenha pego numa guitarra, vai dar um rolê na Teodoro Sampaio, pelamordideus...


4- A marca "Converse" está "perfeita". Ela é o que mesmo? Vinil adesivo aplicado sobre o tecido? Não colega... é hora de pegar um Converse de verdade e ver como aquilo se comporta no tecido, que textura tem, etc...


5- Que mancha é aquela abaixo da logo? Esperma? Pegue imagens da Monica Lewinsky na internet e outra do Supla para você aprender a diferenciar tecido "gasto" (conforme indicado no "rafe") e a tal mancha apresentada no layout.


6- Que luz é aquela do layout? De holofote? tudo chapado... assim não dá...


7- A borracha da parte de cima até que ficou legal, com beiradas desiguais e etc... dá até pra ver a hachura da borracha... mesmo assim a junção dela com o tecido não tá legal. Pegue um Converse e veja como a borracha se "funde" com o tecido e verá que há uns "caminhozinhos" de cola e uma sombra bem profunda dividindo os dois materiais. "Poxa... mas peguei um Converse e não estou vendo esses detalhes que você está vendo não...". Não se preocupe... é igual ao filme Matrix: um dia você verá.


8- Há dois planos de tecido nessa arte: Um na moldura grudada na borracha com a costura dupla (Oba! um elemento novo! A costura foi colocada depois! Na hora do rafe, nem pensei em costura... viu como nem tudo é negativo na hora do layout? Alguns detalhes você só perceberá na hora que estiver leiautando...) e um grupo de ilhoses e outro nível também com a costura e outro grupo de ilhoses... fiz esse detalhe para simular aquele "abraço" sobre a língua do Converse de certa forma a enrugar o tecido, mas não ficou bom... peciso colocar umas "beiradas" naquele espaço negro e ver se consigo, pelo menos, passar a idéia do que seja.


9- A parte de baixo ficou muito carregada... frisos vermelhos com ilhoses e costuras não tá legal... vamos dar uma equilibrada!


10- Vamos dar uma desbotada no tecido e colocar umas manchas de barro e bebidas, afinal, tênis de roqueiro é surrado.


Corrigindo tais defeitos, podemos perceber significante melhora na expressão artísitica do "breguete":

Clique na imagem para ampliar


Viram? algumas perguntas poderão surgir:

a) Os cadarços continuam iguaizinhos para mim...

R: Também achei que dava pra melhorar mais... mas lembre-se: 16 horas!

b) A palheta ficou legal ali?

R: Ah... eu achei que deu um "tchan"...

c) O que tem a ver aquele logo do artblower no fundo da arte?

R: Nada a ver... eu coloquei pra dar um grau na treta, além do mais se alguém pegar a imagem e colocar em algum lugar a galera visitará meu blog!

d) Aquele elemento rock de bombinha...

R: Ah, tá... é de uma outra série de "splashs" que fiz e postarei aqui mais tarde... o post se chamará "como criar splashes criativos"

e) Mas "nite" não tá errado escrever daquele jeito?
R: Sim, está.

f) Achei sua arte meio poluída...
R: Também achei... mas está dentro da proposta do estilo.

g) Achei que está ruim esta arte... e sei que dá pra melhorar muito ainda.
R: 16 horas, pessoal... 350 dpi 42x28cm, pentium 4 e etc...

h) Mas dá pra melhorar muito ainda, não dá?
R: Com certeza... observe que a sombra do cromado dos ilhoses está tudo igual, a borracha perdeu a hachura com as sombras novas, o "rockn roll all nite" está "boiando" na arte e tem um treco preso na "língua" do Converse que eu não faço a menor idéia de como foi parar lá... além do mais não tem ponta nos cadarços e nehum deles está bem frouxo, como é costumeiramente observado neste tipo de tênis cano longo.


Ufa! post bem longo... well... see you next time, guys and girls!

Nenhum comentário:

Postar um comentário