Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

E vem chegando o verão...

Fala, galera! Cara, realmente vem chegando o verão, o calor no coração. E lembrem-se: essa magia colorida são coisas da vida. Mas e as meninas? Ah, meu povo... não demora muito agora: todas de bundinha de fora. Top-less na areia e todas virando sereia, tal como a ruiva do post anterior. Como diria Lázaro Ramos no filme "Ó paí ó!", as frases anteriores são poéticas, mas não são minhas, não. Não sei... mas tenho uma leve desconfiança de que você já tinha percebido isso. Bom... Vamos continuar com o tema "veronístico" do post anterior... fiquei animado com este calor todo... mas não meu irmão: ele está indo pra Alemanha. Ok... chega de falar da vida pessoal. Vamos falar de arte. Se liga no esquema... imaginem que aquela arte do post anterior seja uma lâmina, 2a. capa ou até mesmo a própria capa de um catálogo ou folder, broadside ou sei lá o que mais. Como poderíamos pegar aqueles elementos e passar para uma forma mais simples, de tal sorte que sobre muito espaço dentro para mostrarmos produtos, preços, condições de pagamento e todos aqueles dados infindáveis que somos obrigados a criar espaços no meio da arte para que eles fiquem bem visíveis ( e não "risíveis"). Vamos dar uma olhadinha na arte de novo! Olha as ondinhas do mar pessoal! Daria pra fazer algum grafismo interessante com aquilo? Aquilo poderia ser uma moldurinha no BG (background) da minha lâmina. Repara só como ficaria:

Clique na imagem para ampliar
1) Art Blower, você é um gênio, cara! Parabéns! Agora é só pegar aqueles "splahes estrelinha", pintar de vermelho e tacar o preço em amarelo 100Y 15M com sombra preta! Vai ficar igual ao do mercadinho aqui do lado de casa! Obrigado pela dica... vou indo nessa, amigão! Você manja, hein?
Poxa amigo, pra que essa pressa? Observe.. isso é pra fazer o BG... vamos dar mais um talento. Seria até interesante (?!?!?) deixar do jeito que está... mas lembre-se: isso é um catálogo, broadside, ou sei lá o que. Alem do mais, a clientela das  empresas não gostam de fundo branco... já ficou comum, né? Observe o verde-abacate show de "ébola" que as agências estão usando atualmente. Será que é pra combinar com o tom de pele do pessoal da criação que não vê luz solar há mais de 20 anos? Vamos dar uma escurecida nesse BG, aplicar uns efeitos de "blend options" e ver o que conseguimos:
Clique na imagem para ampliar

2) Apenas um lembrete: só para reforçar, pessoal! Não estou fornecendo um tutorial de "como criar lâminas para um folheto de biquini". O que eu quero que fique claro é que você terá de avaliar os toques e dicas deste trabalho que servirão para você em um tipo de arte completamente diferente, por isso faço as brincadeiras: para orientá-lo melhor, para que você preste atenção em  "por que eu cheguei lá" e não "como eu cheguei lá". Sacou? Não é tutorial... são conceitos, dicas, e etc. Tutorial não vai fazer você entender de criação, só de execução. Não é nosso foco, ok? Quero ajudar você a fugir do lugar comum, não que eu consiga, mas me esforço ao máximo para conseguir.

3) Voltando: A moldura tá ficando bacana...mas talvez fique muito pesada, muito chapada na hora da impressão e isso poderá ocasionar entupimentos de retículas, dificuldade de secagem, variação na tonalidade, entre outras coisas. Vamos minimizar esses possíveis problemas utilizando a famosa sombrinha radial das agências de propaganda (lembrando que 99% das agências usam este efeito, os outros 1% estão tentando aprender mas não pagam designers nem diretores de arte). Observe que poderia ser dado um "add noise" no azul chapado, para dar uma texturizada na cor, mas não farei isso porque pretendo colocar um elemento a mais nessa arte. Para ser franco mais 5 elementos, mas chegaremos lá... repare só como fica a sombra radial:

Clique na imagem para ampliar
4) Cuidado!

Tome muito cuidado para não ferrar seu trabalho! Eu dei uma exagerada nessa sombra para você entender o que seja. Talvez eu use uma denominação que não seja a mesma que você utilize. Lembre-se de fazer essa sombra radial em um layer à parte, para poder manipulá-la separadamente. Cada um tem um jeito de fazer essa sombra... eu pego um tom mais escuro da cor predominante, chapo um layer, faço uma seleção oval, dou um feather de 150 e vou deletando pra ver onde chega... se necessário aumento a seleção e faço de novo. Algumas pessoas pegam o preto... fica horrível. Se fosse num fundo amarelo o preto ia tornar a arte ocre... use degradês em certos tipos de cores... se o fundo for amarelo, use um chapado laranja escuro para fazer o ""esfumaçado agentístico propagandístico", jamais use o preto.

5) Não ficou legal...

Poxa, apesar do esforço, realmente ainda não tá legal. Note que algum produto azul marinho poderia ter de ser colocado ali, e não ia ficar muito bacana se eles estivessem soltos, sem fundo. Precisamos então colocar uma cor neutra. Não me bata, por favor... mas vou colocar fundo branco. Mas se eu chapar o fundo branco, voltarei á estaca zero... o que fazer?

6) O "macete" dos criativos

Sabe o que diferencia o design de um principiante de uma pessoa com experiência? O nível de detalhamento. Selecionei várias pastas, certa vez, cujo trabalho dos caras aparentemente não era bom. Ocorre que eles tinham o mais difícil: uma baita noção de estética e criatividade. Eu sabia que a criatividade e a noção apurada de estética eram características mais valiosas do que possui um cara sem tanta criatividade mas com uma "buta" expressão artística. Enfim... ninguém nunca entendeu isso e sempre contratavam as pessoas erradas... Ok, chega de papo... voltemos ao fundo branco... como resolver esse problema? Vamos dar uma olhadinha em anuários de design, anúncios de revista e adjacências. Olha que legal: percebi que quando eles querem colocar um texto muito miúdo pro tamanho dos anúncios eles procuram um elemento que tem a ver com o ambiente em que está inserido este anúncio... hmmmm... confesso que não teria percebido isso sozinho. Dica legal. Mas infelizmente já era utilizada no scrapbooking há mais de 60 anos. O famoso paspatur (nem sabia como escrevia isso). Essa "super técnica" dos anúncios de inserir papéis recortados, rasgados e o escambau, na verdade já é muito antiga... tanto fotógrafos, quanto desenhistas e os scrapbookers fazem isso há mais de meio século. Ok, que se dane.. também vou fazer.
Clique na imagem para ampliar


Viu só? O problema é que este papel não tem a ver com o lance marinho da arte. Se a arte fosse, por exemplo, uma mesa de escritório, não teria problema nenhum. Acredite se quiser: escolhi o papel de propósito para aprendermos juntos a contornar tal problema.

7) Prestando atenção nos detalhes

Olhe só a imagem acima... olha que bacana: a própria sombra que usei para dar um volume no fundo (sombra radial) serviu para dar volume no papel (paspatur) também! Além do mais o papel parece captar o efeito de radiosidade do ambiente (radiosidade = cor do ambiente "reflete" nos objetos). Isso ocorre porque, como eu disse, fiz a sombra no tom azul marinho bem escuro e não no preto! OBAAAAAAAAAAAA! Essa é uma de minhas dicas preferidas! Agora verei com maior freqüência aquelas sombras radiais pretas e toscas nos anúncios de revistas com esse nível de detalhamento a mais!

8) Ah... nossa... que "criativão" que ele se acha... parabéns Art Blower... mas eu já usava essa parada aí...

Você, eu e outros 10 trilhões de diretores de Arte, assistentes de arte, arte finalistas... e até estagiários!

9) Prestando mais atenção ainda...
Olha que legal a sombra da base inferior do papel, pessoal! Ela quebra aquele clima de "etiqueta adesiva" porque começa grossa e vai afinando até o centro e começa a crescer de novo. A sombra da lateral direita não segue esse padrão porque o papel está sem orelhas... se tivesse com uma "orelhona" por exemplo, no canto superior direito, teríamos que distorcer e suavizar aquele pedaço de sombra. Procure curvar uma folha de papel e a coloque sobre uma superfície plana e veja como a sombra do papel se comporta. Pasme você, mas nas minhas artes-finais eu colocava entre 6 e 9 layers só para fazer uma sombra bacana e ainda aplicava um noise bege só pra dar uma sensação de sombra de verdade (as fibras irregulares do papel e sua superfície levemente torcida granulam a sombra dos objetos que estão sobre ele).

10) Caraca... agora ferrou... esse layout aí não tá muito marinho não...

Nossa! Boa percepção! Você tem talento artístico, acredite... Realmente esse papel tirou um pouco do clima oceânico que estávamos tendo até então. Isso aconteceu porque o papel é um elemento totalmente estranho ao conceito marítimo. Como ele é apenas um fundo, precisamos de alguns elementos marinhos para dar uma reforçada no ambiente.

11) Xi, cara... ferrou! Estou na agência... aqui não tem mar não... onde vou fazer essas fotos?

Cara, corra até a mesa da profissional de mídia que tem aquele estilinho hipster... não a morena... a loirinha! Pois é... pegue o "jardinzinho" de feng shui emprestado (pessoal de agência acha que é "descolado" ter um desses... mal sabem eles que minha avó tem essa parada na cozinha, em cima da "casinha" do botijão de gás, desde 1937, junto com uma treta de casca de coco, samambaia e xaxim...)  só por alguns minutos e leve ao seu cafofo, mas sem o rastelinho. Vamos ver o que tem nele: florzinha, borboletinha, um Buda, bichinho, conchinhas, estrelinha do mar e não sei o que mais. Ótimo. Pegue as conchas e a estrelinha do mar e meta tudo no scanner. faça uma sombra maneira nos elementos e jogue-os sobre a arte, em qualquer posição. Quanto mais bagunçado e desleixado melhor...

Clique na imagem para ampliar



Eles não precisam ser grandes como no layout, na verdade até um elemento por lâmina já ia dar esse ar litorâneo... well, guys... thanks for reading that stuff... hope see you around... bye!

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Descobri o blog há pouco tempo mas gostei bastante da iniciativa e de como você trata do assunto.

    Gostaria de saber se você pode me ajudar com uma dúvida?

    Eu estou montando o meu portfólio e queria fazer algumas coisas, como por exemplo isto em matériais gráficos http://www.flickr.com/photos/44602856@N07/4121494005/sizes/z/in/photostream/

    Se eu não me engano o nome disto é mockup, foi como achei procurando na internet, porém, não achei nenhum tutorial que ensinasse, você poderia me indicar algum?

    Sei que tem tanto para poster, como camisetas entre outras aplicações, mas gostaria de saber como fazer pra revista e folders mesmo.

    desde já agradeço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Legal sua dúvida, Tiago. O termo mockup ou mocape em mídia impressa é também chamado de boneco. Esse que você me mostrou é um mocape digital e talvez seja melhor procurar nos tutoriais por esse nome. O mocape (ou mockup) na realidade é um termo usado NA MIDIA IMPRESSA para definir uma peça que ainda não foi para a gráfica, mas precisa ser mostrada ao cliente. Imagine um bliester de, sei lá, presto-barba... não adianta você fazer no photoshop e levar lá para o cara ver porque no papel vc não terá a noção de gramatura, material, tamanho exato, furos, relevo e etc. As agências de design (e também as de propaganda) fazem então o mocape que é reproduzir com a máxima fidelidade possível como aquilo ficará nas prateleiras de venda.

    Voltando ao mocape digital (digital mockup), há um tutorial de envelope aqui:
    http://twitpic.com/x7g6h

    Agora, se você quer um toque de direção de arte, aqui vai minha dica: não faça mocape digital. Faça o mocape tradicional (boneco) das peças que precisam ser mostradas daquela forma (folder, broadside, catálogos, etc) e que não foram pra gráfica ainda. mas sempre prefira os materiais originais que foram para a gráfica, se os tiver. Nada como o tato, ter a peça nas mãos para avaliá-las. Agora, sobre as camisetas é verdade: tem que montar o mocape digital, não tem jeito. Eu faço assim: se for vetor, exporto para EPS e dou place no photoshop e escolho o tamanho certo. Se não tiver branco, eu aplico um multiply para "fundir" aquele vetor na textura da camiseta e fica perfeito, cara! Se tiver branco é bem mais trabalhoso. Agora, se o que você quer fundir na textura da camiseta é uma imagem, basta flatená-la em um arquivo separado, colocar no arquivo onde está a camiseta em branco e dar um multiply no layer da imagem flatenada(há varias imagens de camisetas brancas, já digitalizadas disponíveis na internet, é questão de saber procurar, e se não achar pegue uma hering sua e tire uma foto, oras...).

    Sobre fazer o mocape digital da revista, também é moleza... pegue uma cartolina preta, dobre qualquer revista do jeito que aparece naquela peça que você mandou mas cubra a página que aparece por inteiro com cartolina branca. Tire uma foto o mais nítido possível, e dê umas pinceladas no photoshop para que fique com aquele acabamento de ilustração. Recorte a revista cole num documento em branco, faça um fundo legal com sombras bem realistas e aplique a imagem ou vetor da mesma forma que ensinei para as camisetas. Dá bastante trampo, cara... quando eu via pastas eu não curtia os mocapes digitais. Gostava de apresentações tradicionais: fundo preto e a arte do anúncio e mais nada. mas isso é gosto epssoal meu. faça como achar melhor, ok? Grande abraço e sucesso... obrigado pela audiência!

    ResponderExcluir